O que procura?

SGS Portugal Lidera um dos Consórcios de Inovação da Rede Nacional de Test Beds

03 Apr 2023

Com um investimento total de 3.796.975,81€, o projeto pretende criar as condições necessárias ao desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços, com uma forte componente digital associada, de forma a acelerar a transformação digital do tecido empresarial português.

A SGS Portugal anuncia que é a entidade responsável pela liderança do consórcio de inovação "Collaborative Productization Network", na área da transformação digital, da Rede Nacional de Test Beds. Com um investimento total de 3.796.975,81€ e desenvolvido em co-parceria com a Ingredient Odissey (Entogreen) e FI Group Portugal, o projeto pretende criar as condições necessárias ao desenvolvimento e teste de novos produtos e serviços, com uma forte componente digital associada, de forma a acelerar a transformação digital das PME e startups portuguesas, nas áreas de Data Science e Big Data, Cibersegurança e Blockchain, IoT e Sistemas Ciberfísicos, Inteligência Artificial e novas Tecnologias Emergentes.

"Portugal e as suas empresas têm de assumir o desafio de se superarem num ecossistema empresarial cada vez mais disruptivo e competitivo e, consequentemente, mais digital e tecnológico”, afirma António Ferreira Dias, Digital & Innovation Manager da SGS Portugal. “O nosso objetivo com este consórcio é apoiar mais de 80 PME dos mais variados setores de atividade, a desenvolver e testar novos produtos e serviços, através de um modelo de aceleração e suporte à transição digital. Para isso, vamos trabalhar no terreno com os agentes locais, para alimentar e encontrar ideias inovadoras, e posteriormente procedermos ao respetivo desenvolvimento do ciclo de inovação recorrendo a um laboratório de criatividade gerido pela SGS Portugal”.

E, acrescenta, “acreditamos que são os recursos humanos e técnicos, bem como o know-how em I&D, que possuímos que nos posicionam como o player de referência para a liderança deste consórcio. Dispomos de diferentes equipas, nacionais e globais de investigação científica, que ativamente vão dar o seu contributo para o desenvolvimento de soluções inovadoras que capacitem o tecido empresarial português com ferramentas mais competitivas”.

Coordenada pela Estrutura de Missão Portugal Digital e apoiada pelo IAPMEI, ANI, Compete, DGAE e Startup Portugal, a Rede Nacional de Test Beds encontra-se enquadrada no Sistema de Incentivos Empresas 4.0 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem uma dotação total de 150 milhões de euros. Com o objetivo de disponibilizar às PME e startups nacionais as condições necessárias para testar novos produtos e serviços, a Rede Nacional de Test Beds conta já com 30 candidaturas aprovadas cuja missão é desenvolver, até ao 3.º trimestre de 2025, um total de 2.415 produtos-piloto.


SOBRE NÓS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Os nossos 97.000 colaboradores operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal