O que procura?

Certificação Evento Mais Sustentável impulsiona e reforça a confiança do público no Azores Burning Summer

10 May 2023

Aliar a arte e um evento à sustentabilidade nem sempre é fácil, mas foi exatamente isso a que se propôs o Eco Festival Azores Burning Summer.

A edição de 2022 deste festival foi a primeira dos Açores a ser certificada como ‘Evento Mais Sustentável’ pela SGS Portugal. Porquê apostar nesta Certificação? Quais são as suas vantagens e como é trabalhar de perto com a SGS Portugal?

Saiba tudo aqui.

O que vos motivou a optar pela Certificação ‘Evento Mais Sustentável’? 

Azores Burning Summer: Apesar de estarmos conscientes do alcance das medidas que temos vindo a implementar, no sentido de tornar o evento mais sustentável, consideramos que há sempre melhorias a fazer e que seria proveitoso sermos acompanhados por um olhar externo e especializado, para obtermos uma análise rigorosa de toda a nossa performance no campo da sustentabilidade.

Esta certificação contribuiu para a melhoria da qualidade do evento? 

Azores Burning Summer: Sem dúvida, durante o processo fomos tomando consciência de diversos aspetos e só é possível controlar e melhorar aquilo que se avalia.

Sentiram alguma dificuldade em atender aos requisitos da certificação?

Azores Burning Summer: Não.

Consideram que esta certificação alterou de alguma forma a imagem que os participantes têm do evento?

Azores Burning Summer: Na generalidade, os participantes do evento já estão familiarizados com a postura do festival. A utilização da palavra ECO no nome do festival, por si só, indica o posicionamento do evento. Contudo, a certificação, ao ser atribuída por uma entidade externa, independente, especializada e com reconhecimento internacional, como é o caso da SGS, contribui para reforçar a confiança do público no evento. No fundo, a certificação comprova que a postura ecológica do evento é autêntica.

Acreditam que a certificação como eventos sustentáveis é importante para o futuro dos eventos?

Azores Burning Summer: Sem dúvida, para além de ser um dever contribuir para a preservação do planeta, as organizações devem apostar na certificação como forma de avaliar o seu trabalho em prol da sustentabilidade e com isso educar e sensibilizar o público.

Como descrevem o serviço prestado pela SGS?

Azores Burning Summer: Foi impecável, desde a primeira abordagem ao acompanhamento do evento e atribuição da certificação.

Esta certificação exige acompanhamento por parte da SGS antes, durante e após a conclusão do evento. O acompanhamento efetuado foi ao encontro do pretendido? 

Azores Burning Summer: Sem dúvida alguma. Sentimos a presença, a proximidade e o excelente grau de contacto da equipa SGS em todas as fases do processo.

Como descrevem o percurso que têm feito até aqui, diferenciado no que diz respeito à sustentabilidade?

Azores Burning Summer: Uma evolução e aperfeiçoamento constante. Quanto mais mergulhamos no conceito de sustentabilidade, mais desafios se colocam e maior é a vontade de superá-los.

O que reserva o futuro do eco festival Azores Burning Summer?

Azores Burning Summer: Tornar-se num festival de referência, exemplar em termos de sustentabilidade, com um programa distinto e de grande qualidade que abraça a Arte de todo o Mundo. Não pretendemos que o festival se resuma a um programa musical, mas sim a uma experiência que conjuga Arte e Ecologia, que deixe uma marca positiva em todos os que nele participam. 

Saiba mais sobre a Certificação 'Evento Mais Sustentável' >>

Sobre a SGS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Os nossos 97.000 colaboradores operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal