O que procura?

Exportação EUA/Canadá: 5 FAQs sobre inspeções em fábricas

Blog SGS PortugalExportação & Importação07 Jun 2023

A inspeção fabril é um dos requisitos fundamentais na certificação SGS-USTC para o mercado norte-americano. Saiba mais neste artigo.

Autor:
Joaquim Loureiro
Business Developer & Global Key Account Manager da SGS Portugal

Uma inspeção inicial e inspeções de seguimento (ou de vigilância) são requisito obrigatório para a atribuição e validade do certificado SGS nos EUA e Canadá. A verificação da conformidade em todas as inspeções é ainda critério necessário para a renovação desta certificação, que atualmente tem uma validade de 3 anos.

5 FAQs sobre inspeções em fábricas

  1. As inspeções em fábrica são necessárias à certificação?

    Sim, tanto os EUA como o Canadá — também em linha com o prescrito pela ISO 17065 — requerem uma inspeção positiva à unidade fabril onde os produtos são produzidos.
  2. Porquê continuar a inspecionar uma unidade já certificada?

    O propósito das inspeções de vigilância, que acontecem periodicamente durante a validade do certificado, é a de proporcionar alguma segurança às autoridades, assegurando uma razoável consistência quanto à qualidade dos produtos fabricados e respeito por todas as normas em vigor.
  3. Qual é a duração de cada inspeção?

    Dependendo da dimensão da unidade produtiva e da complexidade dos seus produtos e processos de fabricação, uma inspeção inicial pode demorar entre 6h e 8h. Uma inspeção de seguimento não costuma demorar mais de 4h.
  4. Qual é a frequência das inspeções de seguimento/vigilância?

    A periodicidade das inspeções de seguimento depende do nível de risco considerado para cada unidade. Por defeito, a SGS executa 4 inspeções por ano, número que pode ser reduzido no caso de fábricas que disponham de Sistemas de Gestão da Qualidade devidamente certificados. Note-se ainda que determinados equipamentos ou processos de maior risco podem resultar no elevar do número de inspeções anuais acima das 4 previstas.
  5. Qual é o foco das inspeções de seguimento/vigilância?

    Após a inspeção inicial, que vai grandemente decidir sobre a atribuição ou não da certificação em causa, as inspeções futuras, isto é, durante o período de vigência normal do certificado, têm os seguintes objetivos:
    • Controlo físico dos produtos a serem auditados, e sua adequação à listagem previamente acreditada pela SGS;
    • Verificações ao funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade da unidade produtiva;
    • Verificação do uso correto do símbolo de qualidade SGS-USTC;
    • Verificação da calibração dos equipamentos de testagem usados nos produtos alvo de auditoria.

Sobre a SGS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Os nossos 97.000 colaboradores operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal