O que procura?

Exportação EUA/Canadá: conhece a certificação SGS-USTC/OSHA?

Blog SGS PortugalExportação & Importação01 Jun 2023

Autor:
Joaquim Loureiro
Business Developer & Global Key Account Manager da SGS Portugal

A SGS está habilitada pelas autoridades dos EUA e Canadá a auditar unidades produtivas que pretendam exportar os seus produtos para o mercado norte-americano.

A SGS, através da sua subsidiária SGS-U.S. Testing Company (USTC), está devidamente habilitada a fornecer certificação de acordo com os standards de entrada exigidos pelos mercados dos EUA e Canadá. 

Reconhecida como NRTL (Nationally Recognized Testing Laboratory) pela OSHA (Occupational Safety and Health Administration), nos EUA, e acreditada pelo Standards Council of Canada, no Canadá, a SGS está especialmente bem posicionada para fornecer a certificação e o acompanhamento necessários à entrada nestes dois importantes mercados, que totalizam mais de 360 milhões de consumidores.

O que é e a quem se aplica?

A certificação SGS-USTC constitui requisito indispensável para que uma determinada fábrica possa aplicar o símbolo de qualidade da SGS numa lista de produtos definida, desde que esses produtos sejam produzidos fisicamente nessa unidade. Esse símbolo é reconhecido e tomado pelas autoridades dos EUA e Canadá, como garantia da segurança de um produto.

Nos EUA e Canadá, a SGS é reconhecida como capaz de realizar auditorias de certificação para assegurar a conformidade geral da construção e o cumprimento dos standards elétricos de um produto — da testagem de baterias e materiais à compatibilidade eletromagnética, eficiência energética, entre outros. Esta é uma garantia da segurança do produto, e um elemento necessário para a entrada no mercado norte-americano. A SGS está habilitada a certificar a conformidade de uma larga gama de produtos, de eletrodomésticos a equipamento audiovisual, pilhas e baterias, produtos de TI, iluminação, dispositivos médicos, ferramentas elétricas, entre outros.

A utilização de um símbolo de conformidade SGS para este mercado tem ainda alguns benefícios indiretos, como o reconhecimento global por parte de retalhistas internacionais, uma maior visibilidade e reputação dos produtos da sua empresa, e processos de supervisão e due diligence facilitados nas interações com autoridades locais nos EUA — tanto perante autoridades federais como perante cada um dos seus Estados — e Canadá. 

Deve ainda ressalvar-se que a certificação SGS-USTC não se esgota no momento da atribuição do certificado; um dos requisitos exigidos pela OSHA é a realização de inspeções periódicas à unidade produtiva acreditada, com controlos adequados à identificação dos produtos certificados e uma testagem de equipamentos capaz de provar a conformidade com as exigências do regulador.

Sobre a SGS

Somos a SGS – a empresa líder mundial em testes, inspeção e certificação. Somos reconhecidos como referência global em sustentabilidade, qualidade e integridade. Os nossos 97.000 colaboradores operam numa rede de 2.650 escritórios e laboratórios e trabalham em conjunto para possibilitar um mundo melhor, mais seguro e interligado.

Contacte-nos

  • SGS Portugal - Sociedade Geral de Superintendência S.A.

Polo Tecnológico de Lisboa,

Rua Cesina Adães Bermudes, Lote 11, 1600-604,

Lisboa,

Portugal