Skip to Menu Skip to Search Contacte-nos Portugal Websites & Idiomas Skip to Content

Os serviços avançados de qualidade de reservatórios da SGS (ARQS) são serviços de análise e interpretação litológica baseados em laboratório que utilizam diversas tecnologias para fornecer análises litológicas e mineralógicas consistentes, estatísticas e abrangentes.

Nós utilizamos técnicas complementares geo-analíticas, tais como QEMSCAN, XRD, MEV, petrografia e geoquímica ótica para fornecer informações litológicas detalhadas, mesmo em poços onde apenas os cortes estão disponíveis. Em particular, a aplicação da QEMSCAN na análise de cortes não apenas fornece dados detalhados de mineralogia, mas também fornece dados litológicos de alta resolução os quais são de valor inestimável para aumentar a clareza nas zonas estratégicas complexas ou previamente indistintas. A Arqs se especializa em caracterização mineralógica e litológica de uma ampla variedade de tipos de amostras, incluindo cortes e materiais do núcleo de ambas as peças convencionais e não convencionais.

Nós também podemos combinar os dados da Arqs com a experiência do nosso grupo de consultoria de subsuperfície (Horizon SGS) para fornecer a interpretação petrofísica e de fiação, e a integração de estudos de modelagem do reservatório.

Análise e interpretação da Arqs

A análise e interpretação da Arqs produz um mapa mineral preciso de uma amostra para lhe oferecer um grande volume de dados quantitativos de mineralogia (densidade de grãos, tamanho mineral, porosidade estimada), mesmo identificando sinais de fases de minerais pesados ​​e materiais ígneos ou metamórficos.

Combinando critérios mineralógicos e texturais para definir litologias, e as relações espaciais entre as amostras, a ARQs gera gráficos de fundo de poço para fornecer seções transversais estatigráficas para a correlação com a fiação atual e dados geofísicos. Nós também temos a capacidade de remover litotipos escavados ou contaminados a partir do seu conjunto de dados.

Por que a SGS?

A nossa extensa experiência analítica combinada com a nossa experiência em correlação, diagenéticos, estudos de avaliação sedimentológicos e de reservatórios garantem que você obtenha pacotes de dados e de interpretação integrados, abrangentes e de alta qualidade. A saída de dados pode ser utilizada em conjunto com os dados petrofísicos para calibrar os registros da fiação, dados da espectroscopia e engenharia, por exemplo, para ajudar na minimização de problemas de perfuração. Nossos serviços Arq são particularmente benéficos para os reservatórios não convencionais, onde a análise XRD sozinha pode fornecer resultados inconclusivos; se as propriedades texturais são principais (gás de xisto, gás comprimido, areias petrolíferas); ou em seções de reservatório onde os cortes são as dominantes, ou apenas o material está disponível para análise.

A equipe Arqs da SGS fornece dados preliminares e um relatório básico dentro de 4 a 6 semanas para até 100 amostras, ou de 6 a 8 semanas para até 200 amostras.

Para mais informações sobre como nossos serviços Arq podem ajudá-lo, contate seu representante SGS.